10 de ago. de 2011

Renovação de um manequim expositor de fibra de vidro com decoupagem de tecido:

 Ganhei um manequim que estava muito ruim, alguns lugares inclusive as bordas estavam quebrados e a pintura estava lascada, pensei em revesti-lo com espuma e malha, mas ficaria igual aqueles comuns que são vendidos nas lojas, mesmo com a ideia de pintar umas "tatuagens" nele...

ficaria interessante, só que neste caso teria que adquirir um material, como a proposta tem sido usar principalmente o que já tenho no estoque, lembrei desta técnica que aprendi há uns anos com uma amiga e olhe... gostei do resultado!
Esta técnica fica muito bem também para encapar caixas de papel, aquelas de papel sulfite que as papelarias descartam, ficam lindas para organizar materiais nas estantes.
O melhor é que além de reciclar o trabalho fica firme e resistente por causa das camadas de cola, tecido e verniz.

Material: retalhos de algodão, tesoura e cola branca que será diluída em água. Passe a cola e vá aplicando os quadradinhos fazendo um patchwork, reaplicando uma segunda camada de cola por cima.
Diluir a cola é muito importante para que o tecido absorvendo o material  se adapte aos contornos e cantos e  quando secar ficará uma superfície mais uniforme.
Inicie o trabalho pelas bordas como se vê na foto, se for encapar uma caixa, comece pelos cantos e bordas.
para facilitar o trabalho um banco de pernas p o ar ajudou muito!
Depois de seco, envernizei com verniz copal, que dá um tom amarelo envelhecido no trabalho, veja a diferença de cor,  a  parte de cima já está com verniz e tem tom amarelado, a de baixo está só com cola. Se não quiser mudar o tom, nem usar verniz repasse camadas de cola para impermeabilizar ou use outro produto de sua preferência. Verniz de concreto aparente diluído serve bem no caso de querer manter a cor original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer saber algo mais?